Chuvarada

Cidades da Região Central contabilizam estragos após a chuva

"

As fortes chuvas que atingem o Estado nesta semana já afetaram mais de 15,6 mil pessoas no Rio Grande do Sul. De acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil, 2.328 gaúchos estavam fora de casa devido às cheias. Na Região Central, a situação também preocupa moradores e mobiliza prefeituras, Corpo de Bombeiros e outros órgãos municipais e estaduais.

Leia também:
Saiba como ajudar as famílias que foram atingidas pela chuva em Santa Maria e região

Prefeitura decreta emergência, interdita linhas férreas e pede ajuda das forças armadas
Rio Vacacaí está quase 7 metros acima do nível normal em Santa Maria

Em Rosário do Sul, o Rio Santa Maria já estava cerca de seis metros acima do nível normal. Na tarde de sexta-feira, a prefeitura e a Defesa Civil trabalhavam na retirada de famílias da Vila Carmelo, que fica às margens da BR-290. Segundo os bombeiros, os desabrigados seriam encaminhados ao ginásio municipal. Além disso, há linhas de ônibus que também foram interrompidas. A prefeitura estuda decretar situação de emergência.


Foto: Thiago Lima / Arquivo Pessoal

Em Santiago, o dia foi de levantamento dos estragos. Segundo a Defesa Civil, cerca de mil famílias foram prejudicadas pela queda de granizo na madrugada de quinta-feira, mas, conforme a prefeitura, a situação está mais controlada. Na sexta, a Secretaria de Obras trabalhava em casos pontuais, como a queda de árvores e muros e os terrenos que cederam. Cerca de 110 famílias que tiveram os telhados totalmente destruídos foram cadastradas para a doação de material.


Foto: Arami Fumaco / Especial

Em Jaguari, houve vários episódios de deslizamentos de terra ao longo da BR-287. O caso mais grave foi registrado na localidade de Cerro Branco, onde uma grande quantidade de pedras atingiu a pista, obstruindo os dois sentidos da rodovia. A Polícia Rodoviária Federal precisou remover as pedras para o acostamento manualmente. Uma equipe da Defesa Civil do Estado esteve monitorando a cheia do Rio Jaguari, local onde a ponte que fazia a ligação com Júlio de Castilhos caiu em maio.


Foto: Defesa Civil / Divulgação

Em Itaara, cerca de 300 famílias foram afetadas pela chuvarada e pelo granizo. Conforme a Defesa Civil, as famílias já receberam lonas. Em Mata, a Defesa Civil e outros órgãos da prefeitura trabalham em turno integral para auxiliar as famílias afetadas. Cerca de 80 famílias foram prejudicadas pelo temporal e 50 ficaram desabrigadas.

Em São Gabriel, na sexta-feira, o nível do Rio Vacacaí continuava subindo e estava quase nove metros acima do normal. Todos os bairros que ficam p"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Expoaer, que ocorreria no sábado na Base Aérea, foi cancelada

Próximo

Atingidas pelo temporal, quatro unidades de saúde de Santa Maria não abrem nesta sexta

Geral